Pizza de Atum e Ananás

onda-culinária.blogspot.com

Gosto especialmente desta pizza. Na minha opinião, o atum, milho e ananás combinam muito bem. É fácil de fazer e já conhecem a minha receita de massa para pizza e de molho de tomate que gosto de usar. Basta clicarem nos respetivos links para acederem às receitas.
A receita da massa dá para 2 bases com cerca de 32cm de diâmetro cada. Se é para fazer apenas uma, congelem metade da massa. Quando apetecer fazer pizza é só retirar a massa para o frigorífico um dia antes e deixar descongelar. Depois de descongelada, estende-se, coloca-se no tabuleiro e deixa-se repousar cerca de uma hora. Fica então pronta para levar os ingredientes e ir ao forno.
A minha receita de molho de tomate rende cerca de 1 chávena, que dá para cerca de 4 pizzas. Digo “cerca” porque depende da quantidade que vai colocar na sua base. Pretende-se uma camada muito fina de molho em toda a base: entre 3 a 4 colheres de sopa.
O atum é preparado com um refogado de cebola e só depois é colocado na base junto com os restantes ingredientes. As quantidades dos ingredientes que se colocam na base da pizza são a gosto, mas não “encharquem” a pizza, senão ela “afoga” e acabam com uma massa mole e húmida nada apetecível!
Ora vamos então aos ingredientes:

1 base para pizza (ver receita)
4 colheres de sopa de molho de tomate para pizza (ver receita)
Ananás cortado em pedaços pequenos q.b.
Milho cozido (eu uso de lata) q.b.
Cogumelos frescos fatiados q.b.
Queijo ralado q.b.
Pimento verde e/ou vermelho picado q.b.
Cebola em meias luas finas q.b.
Orégão q.b.

 Para o recheio de atum:
1 cebola pequena bem picadinha
1 fio de azeite
1 lata de atum bem escorrido e desfiado com um garfo
75ml natas
Sal e pimenta a gosto

Começar por preparar o recheio de atum. Refogar a cebola no azeite até ficar bem amolecida. Juntar o atum desfiado, as natas e temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar o atum refogar cerca de 5 a 10 minutos em lume médio até o recheio ficar numa pasta cremosa. Retirar do fogão e reservar.
Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Preparar a base da pizza estendendo a massa e colocando-a num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Espalhar molho de tomate, numa camada fina, em toda a base da pizza; salpicar toda a base com um pouco de queijo ralado; com a ajuda de uma colher de chá, deitar porções pequenas (do tamanho de uma noz) de pasta de atum; espalhar pedaços de ananás, milho, cogumelos, pimento e cebola. Terminar com uma camada de queijo ralado e salpicar com orégão. Levar ao forno 15 a 20 minutos até ficar dourado à volta e o queijo estiver bem derretido.

Depois é só comer e chorar por mais!

2 comentários: