Profiteroles

onda-culinaria.blogspot.com

Estes profiteroles ficam absolutamente divinais! São recheados com um delicioso creme aromatizado com casca de limão e são regados com molho de chocolate. Vai precisar de:

1 receita de "Massa Choux"

Creme para Rechear:
110g de açúcar
200ml de natas
300ml de leite
50g de maisena
4 gemas
Casca de um limão

Molho de Chocolate:
⅓ chávena de açúcar
200ml de natas
200g tablete de chocolate
½ colher de chá de baunilha
1 colher de sopa de “Licor de Tangerina”

onda-culinaria.blogspot.com

Com a massa choux fazer os profiteroles e deixá-los arrefecer. Entretanto fazer o creme.

Creme para Rechear:
Numa tigela colocar as gemas com metade do açúcar e a maisena. Misturar bem até obter um creme espesso e reservar. Num tacho colocar o leite, natas, restante açúcar e casca de limão e aquecer. Quando estiver quente retirar as cascas. Com uma concha retirar um pouco de leite e juntar às gemas misturando bem. Juntar esta mistura ao restante leite e sempre a mexer deixar ferver em lume brando até ficar espesso. Retirar do calor e deixar arrefecer.
Depois de frio rechear os profiteroles. Há duas maneiras de o fazer: 1) dar um pequeno golpe de lado do profiterole e com a ajuda de uma colher de chá introduzir o creme, ou 2) a que prefiro, colocar o creme num saco de pasteleiro com um bico redondo. Aproveitando o furo já feito na base do profiterole, introduzir o bico e rechear. 

onda-culinaria.blogspot.com

Dispor os profiteroles num prato de servir e regar com molho de chocolate.

Molho de Chocolate:
Num tacho colocar o açúcar e levar ao lume a derreter. Quando estiver derretido, retirar do calor e adicionar as natas. Atenção que vai borbulhar e criar vapor. Levar ao lume novamente sempre a mexer até ficar uma mistura homogénea. Retirar do calor e juntar o chocolate, mexendo sempre até derreter. Adicionar a baunilha e o licor e misturar bem. Utilizar ainda quente ou morno.

onda-culinaria.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário