O Meu Trifle de Piña Colada

onda-culinaria.blogspot.com

Fatias de pão-de-ló q.b. (cerca de metade de um bolo)
1 lata (565g) de ananás aos pedaços
1 manga fresca cortada em cubos
½ chávena de “Curd de Limão”

Leite-Creme de Limão
375ml/1 ½ chávenas de leite
3 gemas
⅓ chávena/75g de açúcar
1 ½ colheres de sopa/10g de maisena
1 colher de chá de raspa de limão (cerca de meio limão)
200ml/1 pacote de natas
1 folha de gelatina

Gelatina de Ananás
1 pacote de 85g de gelatina com sabor a ananás
250ml de água a ferver
90ml de licor de piña colada
100ml de líquido da lata de ananás

Preparação do leite creme de limão:
Colocar a borboleta no copo da bimby e introduzir o leite, gemas, açúcar, maisena e raspa de limão. Programar 10min/90º/vel.2. Em seguida 1min/vel.2 para arrefecer um pouco e evitar grumos. Coar por um passador para retirar as raspas de limão. Colocar num recipiente e colocar película de plástico diretamente em cima do creme para não formar crosta. Deixar arrefecer cerca de 45 minutos.
Entretanto abrir a lata de ananás e escorrer o líquido reservando 100ml para utilizar na gelatina.

Preparação da gelatina de ananás:
Abrir o pacote de gelatina e colocar o preparado numa taça. Juntar a água a ferver e mexer até que os cristais fiquem completamente dissolvidos. Juntar o licor e o líquido do ananás, mexer e deixar arrefecer cerca de 45 minutos.
Entretanto colocar a folha de gelatina num pouco de água e deixar amolecer cerca de 8 minutos. Enquanto se espera, bater as natas até ficarem bem firmes. Quando a folha de gelatina estiver amolecida, escorre-se e coloca-se no micro-ondas cerca de 5 segundos até ficar completamente derretida. Dependendo do micro-ondas pode ser necessário um pouco mais de tempo – importante é não deixar ferver para não enfraquecer o poder gelificante. Juntar a gelatina às natas e bater mais um pouco. Em seguida juntam-se as natas ao creme de leite arrefecido e mexe-se bem para envolver.
Embeber 2 ou 3 fatias de pão-de-ló na gelatina de ananás que entretanto já arrefeceu mas ainda se apresenta em estado líquido. Dispor as fatias no fundo de uma taça grande de vidro. Espalhar uma camada fina de curd de limão por cima do bolo. Espalhar fruta por cima. Cobrir com uma camada de leite-creme. Continuar a colocar camadas de bolo, curd de limão, fruta e leite-creme até esgotar os ingredientes, tendo o cuidado de terminar com leite de creme. Levar ao frigorífico durante pelo menos 6 horas antes de servir.

onda-culinaria.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário