Bolo de Chocolate e Avelã Divinal

onda-culinaria.blogspot.com

Há quem afirme que o caminho para o coração de um homem é através do estômago. Pois bem, agora para o Dia de São Valentim tenho aqui a receita ideal!  Este bolo é simplesmente um espetáculo às camadas! Dois bolos de chocolate escondem no meio um cheesecake de chocolate e avelã aveludado. Como se isto não fosse suficiente para despertar as papilas gustativas, é recheado e coberto com um delicioso creme de chocolate e avelã, e ainda salpicado com avelãs tostadas! É louco, muito louco! Quantos corações é que ele vai conseguir conquistar? Escrevam-me. Contem-me tudo, quero saber!

onda-culinaria.blogspot.com

Sugiro fazer este bolo em dois dias. Começar pelo cheesecake que terá de ir ao congelador durante 6 horas ou de um dia para o outro.

Cheesecake de Chocolate e Avelã
400g de queijo creme
½ chávena de creme de avelã
2 colheres de chá de baunilha
½ chávena de açúcar
2 ovos
⅓ chávena de leite
2 colheres de chá de sumo de limão
140g chocolate derretido

Pré-aquecer forno a 160ºC. Untar com manteiga uma forma de fundo removível com 22cm de diâmetro. Colocar um tabuleiro com água na grelha imediatamente abaixo da grelha onde vai ser colocado o bolo. Durante a cozedura a humidade criada vai ajudar a evitar que o bolo abra fendas.
Numa tigela pequena misturar o leite com o sumo de limão e deixar repousar cerca de 7 minutos para obter uma coalhada.
Numa tigela misturar bem o queijo, creme de avelã e baunilha até ficar cremoso. Gradualmente adicionar o açúcar mexendo bem. Juntar os ovos um de cada vez incorporando-os bem. Juntar a coalhada e o chocolate derretido e mexer até ficar tudo bem envolvido. Verter a massa na forma e colocar no forno na grelha acima do tabuleiro de água. Cozer durante 75 minutos. Verificar se já está firme no centro. Se ainda tremer deixar mais alguns minutos até ficar firme. Retirar do forno e passar uma faca à volta do bolo para o descolar dos lados da forma. Assim evita que abra fendas durante o arrefecimento. Depois de arrefecer completamente, e sem desenformar, embrulhar em película aderente e colocar no congelador durante cerca de 6 horas ou de um dia para o outro.


onda-culinaria.blogspot.com

Bolo de Chocolate

1 ¾ chávenas de farinha
1 ¾ chávenas de açúcar
¾ chávena cacau em pó
1 ½ colheres de chá de fermento em pó
1 ½ colheres de chá de bicarbonato de soda
½ colher de chá de sal fino
½ chávena de óleo vegetal
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 ovos
2 colheres de chá de baunilha
½ chávena de água
½ chávena de licor de avelã
1 ½ colheres de chá de café em pó instantâneo = 1 pacote de 2g

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha duas formas com 22cm em diâmetro e forrar os fundos com papel vegetal.
Numa tigela pequena colocar o leite e o sumo de limão e deixar repousar cerca de 7 minutos para coalhar.
Numa tigela colocar a farinha, açúcar, cacau, fermento em pó, bicarbonato de soda e sal e misturar tudo muito bem. Juntar óleo, leite, ovos e baunilha e misturar bem. Colocar a água e licor numa tigela e aquecer no micro-ondas. Juntar o café instantâneo e mexer bem até dissolver. Gradualmente adicionar esta mistura à massa e mexer. A massa fica líquida. Verter a massa em partes iguais nas formas e levar ao forno durante 35 minutos ou até que inserido um palito ele saia limpo. Deixar arrefecer cerca de 10 minutos e desenformar, deixando arrefecer completamente.

onda-culinaria.blogspot.com

Recheio e Cobertura de Chocolate e Creme de Avelã
1 chávena de manteiga
110g de queijo creme
½ chávena de creme de avelã
2 colheres de chá de baunilha
4 colheres de sopa de cacau
3 ½ a 4 chávenas de açúcar em pó

Bater a manteiga até ficar cremosa. Juntar o queijo creme, creme de avelã e baunilha. Bater até ficar bem misturado. Gradualmente juntar o cacau e 3½ chávenas de açúcar mexendo bem. Adicionar mais açúcar até obter a consistência e doçura desejada.

onda-culinaria.blogspot.com

Para a decoração do bolo vai ser necessário ainda 1¼ chávenas de avelãs picadas e tostadas no forno a 180º durante 7 minutos.

onda-culinaria.blogspot.com

Na foto acima a começar do lado inferior esquerdo e avançando no sentido dos ponteiros do relógio temos: o cheesecake congelado, o recheio/cobertura à temperatura ambiente e os dois bolos de chocolate. Para montar o bolo colocar um dos bolos de chocolate no prato onde irá ser servido. Cortar algumas tiras de papel vegetal e colocar por debaixo do bolo para manter o prato limpo enquanto o preparamos. Barrar o bolo com um pouco de recheio. Desenformar o cheesecake e colocar por cima do bolo de chocolate. Barrar também com um pouco de recheio. 

onda-culinaria.blogspot.com

Colocar o segundo bolo de chocolate por cima e cobrir todos com o recheio.

onda-culinaria.blogspot.com

Aplicar as avelãs picadas e tostadas à volta de todo o bolo. Retirar o papel vegetal.

onda-culinaria.blogspot.com

Com a ajuda de um saco de pasteleiro fazer algumas decorações com o restante creme. Levar ao frigorífico durante 2 ou 3 horas antes de servir para firmar o creme. Para cortar o bolo, aquecer uma faca com água quente e limpá-la antes de voltar a cortar.

onda-culinaria.blogspot.com


Agora digam lá: ficou ou não ficou divinal?!

Sem comentários:

Enviar um comentário